quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Essa é pra quem só acredita vendo!!!

Ta aí pra quem quiser ver, a programação do 3º FENATIFS que o Grupo Mulungu teve a honra de participar e mais uma vez levar a Maristela pra outro estado!!!


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ÊH! TREM BÃO SÔ!





Grupo unido, viaja unido!!!

O Grupo Mulungu encantou os "mineirim, sô!"
Isso foi só o começo, Deus preparou muito mais pra gente...
E agente crê e agradece por isso sempre!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

MALUNGUS


Foto: Pedro Portugal


UM APELIDO CARINHOSO DO PESSOAL DA NO ATO CULTURAL DE MINAS GERAIS

Pensar em como o teatro ainda não é disciplina obrigatória no ensino brasileiro, é interromper os momentos de doçura dos artistas do Mulungu, olhando atentamente para os bonecos manipulados por eles próprios, ou será o contrário? As mãos deixando resvalar por debaixo do tecido rude, com massa de papel machê e o frágil movimento do manipulado, que vez ou outra, torna-se manipulador, nem que seja de atenção. A manipulação desses bonecos feita com tamanha perfeição vem de Igarassu, uma cidade mágica (não conheço, mas posso afirmar conhecendo exemplares de sua gente determinada, habilidosa e de expressiva sensibilidade). A manipulação utilizada deixa o manipulador de rosto limpo. [Sempre suspeitei que os panos negros tampavam a face dos que não assumem o domínio dos dedos por bonecos, mas os malungus preferem deixar as faces e as mãos livres- A dependência é mútua] Enquanto isso dois planos no palco brincam de morto vivo, e a platéia já não sabe o que quer escolher de verdade. Preferimos a luz amarela num local perto da cidade, onde galinha, pai, filho e ladrão nos tiram da zona de conforto.
Em entrevista informal após o espetáculo, os jovens artistas falaram sobre o processo de criação e manipulação de bonecos. “Vimos na internet que havia uma arte japonesa de manipulação de bonecos que os artistas ficavam muitos anos aprendendo a manipular gestos e expressões. Porém, criamos os bonecos, experimentamos e criamos o roteiro, assim com idéias do grupo”. E acrescentaram sobre um misterioso fato: “Não falem que os bonecos são manipulados, eles estão ouvindo”, o ator apontava para uma mala.

aporta
Blog no WordPress.com.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Jogador alemão Schneider visita projeto infantil


O Projeto Aldeias Infantis, que atende a 1500 crianças do Engenho do Meio, bairro da Zona Oeste do Recife, e também da cidade de Igarassu, na Região Metropolitana, ganhou como padrinho o jogador alemão Schneider, 36 anos.

O meio-campo participou de duas Copas do Mundo pela seleção alemã. Estava na final contra o Brasil em 2002 e também disputou a copa de 2006 na Alemanha, antes de se aposentar dos gramados, no meio deste ano, devido a uma lesão na coluna. Mas o trabalho continua: Schneider apoia causas sociais e, a pedido da Confederação Alemã de Futebol, veio observar como anda o projeto financiado pela entidade.

“Aqui nós promovemos às crianças acesso a bens culturais, de lazer, atividades pedagógicas e educacionais”, comenta a gestora nacional do programa, Sandra Greco.

O jogador gostou do contato com as crianças e lamentou ficar tão pouco tempo no Brasil, apenas dois dias. O grupo alemão aprovou o que está sendo feito no Recife e retribuiu a boa recepção jogando bola e fazendo festa no campo de barro da comunidade. As crianças estavam eufóricas. “Ele não entende nada, porque ele é alemão e eu estou falando português”, observa um dos meninos.

Inauguração da sala do futebol


Apresentação dos nossos alunos da oficina de percussão, dança popular e teatro na inauguração da sala do futebol nas Aldeias Infantis, com presenças ilustríssimas do goleiro do Sport Club do Recife "Magrão" e do jogador alemão "Schneider".

O SUMIÇO DA GALINHA MARISTELA


Sinopse:


Inspirado na cultura popular o texto O sumiço da galinha Maristela aborda algumas questões sociais de uma forma intencionalmente leve, porém concreta, ao contar a historia de Maristela, uma galinha amarela, que ao ser abandonada por sua mãe num canavial, antes mesmo de nascer, é encontrada por um faminto cortador de cana que resolve levá-la para o seu filho. O sumiço de Magricela... Ou melhor, Maristela, acontece quando surge na estória Manuel, um cabra safado ladrão de galinha. José, o cortador de cana, para não ver seu filho mais chorar, a galinha vai buscar e a confusão está feita. E nesta historia comovente onde boneco não é gente, tudo pode acontecer...