O Grupo Mulungu Teatro de Bonecos e Atores foi criado no dia 2 de Janeiro de 2005 na cidade de Igarassu, por jovens que já vivenciavam a arte, e foram influenciados pela magia do teatro de bonecos.
Com muita dedicação o grupo passou a ser reconhecido nas cidades mais próximas, e até em outros estados. E hoje com o elenco renovado e mais apaixonado pelo fazer teatral, é considerado por muitos um grupo profissional, pois conquistou muitos prêmios em festivais estudantis e profissionais.
O principal motivo desse sucesso é o espetáculo infantil “O Sumiço da Galinha Maristela”, que envolve alguns personagens da cultura popular nordestina, apresentada para diferentes plateias, e em diferentes lugares: teatros, galpões, praças, escolas, áreas rurais.
Ao longo dessas apresentações, percebe-se a constante interação do público com os bonecos.
O Sumiço da Galinha Maristela é uma divertida tragicomédia, totalmente elaborada pelo grupo, desde o texto, passando pela confecção dos bonecos, até a parte técnica de um espetáculo teatral (Iluminação, sonoplastia, cenário, etc.). A grande intenção é fazer uma arte do povo para o povo, inspirando-se nas tradições populares, e resgatando através do teatro de bonecos estas tradições.
Hoje nosso trabalho não só envolve teatro de bonecos e atores, como também pesquisas de novas técnicas, realização de oficinas de confecção e manipulação de bonecos, iniciação teatral, montagens que abordam um contexto socioeducativo, entre outros.
A maior dificuldade hoje é não ter uma casa de espetáculo proveniente em nossa cidade, o grupo ainda não tem sede própria, ensaiamos num espaço cedido pela ONG Aldeias Infantis SOS do Brasil.
Hoje o Grupo com seis anos e dois meses de existência, ainda esta “engatinhando” nesse caminho tão longo das artes cênicas, e não é o nosso intuito parar.
O nosso objetivo é levar essa linguagem para pessoas que ainda não tiveram a oportunidade que muitos têm, e não dão valor.